Os Fundos de Investimento Social da Coopercitrus e da Sicoob Credicitrus atuam como um organismo único, sob a denominação de Ação Social Cooperada. Sua administração está a cargo de um Conselho Gestor composto por funcionários com nível gerencial das duas cooperativas, designados pelos respectivos Conselhos de Administração. O Conselho Gestor conta com o apoio de consultores externos especializados, cuja contratação deve ser igualmente aprovada pelos Conselhos de Administração das duas cooperativas.
Responsabilidades do Conselho Gestor:
- elaboração e execução do plano de ação anual da Ação Social Cooperada;
- análise das solicitações de apoio, incluindo, se necessárias, visitas de avaliação às entidades solicitantes e entrevistas com seus dirigentes (tarefa cumprida por um ou mais membros do Conselho Gestor ou por um consultor do órgão);
- deliberação sobre a aprovação (total ou parcial) ou não das solicitações, com base nas regras estabelecidas no regulamento da Ação Social Cooperada.
Visa a atender preferencialmente duas situações:
INVESTIMENTOS - apoio prioritário a melhorias permanentes nas instalações das entidades contempladas - observando-se sempre se eventuais ampliações podem vir a comprometer a capacidade financeira destas instituições, dificultando sua manutenção;
EMERGÊNCIAS - atendimento a situações episódicas que possam comprometer momentaneamente as operações das entidades contempladas e o atendimento de seus beneficiários.
Serão mantidos seis programas, ajustados anualmente no plano de ação da Ação Social Cooperada:
EDUCAÇÃO BÁSICA (educação complementar, reforço escolar, leitura, etc.) - Esse programa terá como principal foco o incentivo à leitura, por meio de um projeto próprio da Ação Social Cooperada de doação de kits de livros infantis e juvenis a escolas e entidades selecionadas.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA e CULTURAL
EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE
EDUCAÇÃO FINANCEIRA
EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA
Observação: o percentual de recursos orçamentários da Ação Social Cooperada destinados a cada programa é definido anualmente, por deliberação do Conselho Gestor, com aprovação dos Conselhos de Administração da Coopercitrus e da Sicoob Credicitrus.
Educação, qualidade de vida e inserção social – esses propósitos, que se entrelaçam de diferentes formas, inspiraram a criação da Ação Social Cooperada e se constituem nos eixos estruturantes de seus programas, brevemente explicados a seguir:
• Educação – é contemplada em todos os níveis e todas as modalidades (básica, complementar, artística/cultural, profissionalizante, ambiental, cooperativista, financeira) - considerando sua importância fundamental para o desenvolvimento econômico e social e para a transformação da realidade e, por outro lado, a reconhecida insuficiência dos investimentos públicos nessa área.
• Qualidade de vida – todas as pessoas têm direito constitucional à felicidade e, nesse particular, merecem atenção diferenciada os idosos, as pessoas com necessidades especiais e as populações infantil e juvenil das áreas mais carentes e menos assistidas pelos poderes públicos dos municípios em que as duas cooperativas mantêm suas unidades de atendimento aos cooperados.
• Inserção social – é entendida como a criação de oportunidades, notadamente por meio da educação, para que crianças e jovens vulneráveis e em situação de risco social desenvolvam a cidadania e adquiram condições emocionais e intelectuais para protagonizar mudanças positivas nos meios em que vivem.