HISTÓRIA


SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um fator essencial na vida de qualquer organização que busque longevidade no mercado. Não é um elemento acessório ou complementar, mas sim parte integrante dos negócios. Nesse sentido, uma cooperativa, por sua própria natureza, é econômica e socialmente sustentável, pois proporciona os mesmos produtos e serviços, com as mesmas condições, a todos os seus associados, o que favorece particularmente os menores, que sozinhos teriam menos condições de obter tais vantagens. Além de beneficiarem seus associados, as famílias destes e seus funcionários, as cooperativas também desempenham importante papel junto às comunidades nas quais estão presentes, gerando empregos e renda de forma direta e, indiretamente, ao proporcionar economias aos seus cooperados, permitem que mais recursos permaneçam em suas regiões de origem e aí sejam aplicados. Desse modo, o cooperativismo é também um instrumento de desenvolvimento econômico e social.

 

FUNDOS DE INVESTIMENTO SOCIAL

A Sicoob Credicitrus e a Coopercitrus criaram em 2005 Fundos de Investimento Social (FIS) com o objetivo de atuarem, paralelamente às suas atividades, como instituições de fomento e apoio ao terceiro setor. Os dois fundos são geridos como uma organização única, sob a denominação de Ação Social Cooperada Sicoob Credicitrus Coopercitrus, cujo objetivo primordial é dar apoio financeiro a projetos de entidades sociais legalmente constituídas e com reconhecida utilidade pública, que atuem prioritariamente na área de educação, em todos os níveis e para os mais variados fins (básica, complementar, profissionalizante, artística, ambiental, cooperativista e financeira, entre outras), beneficiando crianças e jovens vulneráveis, em situação de risco, das áreas mais carentes e menos assistidas pelos poderes públicos dos seus respectivos municípios. Complementarmente, também destina recursos a entidades que acolham e/ou apoiem idosos e pessoas com necessidades especiais.

A denominação Ação Social Cooperada Sicoob Credicitrus Coopercitrus foi adotada com dois objetivos: valorizar as duas cooperativas e seus associados, pois seus recursos são oriundos de uma pequena parcela das sobras anuais colocadas à disposição dos cooperados; e reforçar a noção de que o modelo de negócio cooperativista é gerador de benefícios sociais.

Desde sua fundação, a Ação Social Cooperada investiu mais de R$ 6 milhões em projetos de mais de 100 instituições de aproximadamente 60 municípios, além de desenvolver campanhas próprias.

OBJETIVO


Os dois Fundos de Investimento Socialforam criados para apoiar financeiramente projetos sociais mantidos por organizações da sociedade civil com reconhecida utilidade pública.

ORIGEM DOS RECURSOS


Todos os associados da Coopercitrus e da Sicoob Credicitrus contribuem para os respectivos Fundos de Investimento Social, destinando-lhes até 1% das sobras apuradas em cada exercício fiscal, por meio de aprovação na respectiva Assembleia Geral Ordinária de apresentação dos resultados.

Os dois fundos podem receber contribuições voluntárias dos cooperados, de outras organizações sociais, de empresas fornecedoras de produtos e serviços às duas cooperativas e ainda de outras organizações públicas ou privadas.

COOPERCITRUS


Fundada em 1976 no município de Bebedouro, SP, onde mantém sua sede, é a maior cooperativa paulista de fornecimento de insumos, máquinas, implementos e assistência para o setor agropecuário. Tem mais de 25 mil associados e 100 filiais nos estados de São Paulo e Minas Gerais (região do Triângulo).

Saiba mais: www.coopercitrus.com.br

SICOOB CREDICITRUS


Fundada em 1983 no município de Bebedouro, SP, onde mantém sua sede, é a maior cooperativa de crédito do Brasil. Tem mais de 63 mil associados e 53 filiais nos estados de São Paulo e Minas Gerais (região do Triângulo).

Saiba mais: www.credicitrus.com.br.